16 de agosto de 2011

Folclore brasileiro

FOLCLORE


O termo folclore vem de uma palavra criada pelo inglês WILLIAN JONH THOMAS, a 22 de agosto de 1846

FOLK - povo
LORE - conhecimento, saber

Folclore é conjunto de tradições, conhecimentos pupulares, lendas, músicas, adivinhações, provérbios, brincadeiras, jogos, artesanato e muito mais.

Ciência que cuida das tradições, usos e costumes dos povos. Saber do povo transmitido de geração a geração para explicar fenômenos naturais, forças desconhecidas ou para contar passagens importantes da História. As pessoas comuns de todas as raças, povos e religiões criaram mitos, lendas, danças, hábitos e tradições.

No Brasil, as fontes de folclore foram das três correntes étnicas que contribuíram para a sua formação: o português, o indígena e o negro, tornando assim uma cultura bem diversificada e rica.

Jogos e atividades sobre o folclore
Clique no link abaixo:
http://www.smartkids.com.br/especiais/folclore/

 História do boi bumbá

Lenda do Boi Bumbá



O boi Bumbá é uma das mais ricas manifestações do folclore brasileiro.
   
     Conta a lenda que um fazendeiro  tinha um boi de raça, muito bonito, e querido por todos, e que inclusive o boi sabia dançar.

Na fazenda trabalhavam Pai Francisco, que cuidava do boi Bumbá e era casado com Catirina.
Catirina fica grávida e sente desejo de comer a língua do boi. Pai Francisco fica desesperado. Com medo de Catirina perder o filho que espera, ou que nasça com cara de boi, caso o desejo não seja atendido. Então resolve roubar o boi de seu patrão para atender ao desejo de sua mulher.
    O fazendeiro percebe o sumiço do boi e de Francisco e manda os vaqueiros procurá-los, mas os vaqueiros nada encontram. Então o fazendeiro pede para os índios que ajudem na procura.
   Os índios conseguem encontrar Pai Francisco e o boi, que neste intervalo havia adoecido. Os índios levam Pai Francisco e o boi à presença do fazendeiro, que o interroga e descobre porque ele havia levado o boi.

      Os pajés são chamados para curá-lo, e após várias tentativas conseguem curar o boi, que se levanta e começa a dançar alegramente.
Então o fazendeiro perdoa Pai Francisco e tudo termina  com uma linda festa.